Nossa Produção

Ano Status
2019 FINALIZADO

Resumo
O presente projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) através do processo de desenvolvimento de histórias digitais na educação infantil. A proposta é realizar oficinas, de criação de histórias animadas para a promoção do desenvolvimento das estruturas lógicas em crianças. Serão utilizadas ferramentas de programação visual que permita as crianças concretizar suas histórias através de ferramentas digitais. Além de analisar a relação de aspectos cognitivos com a construção das histórias digitais, o desenvolvimento do projeto pretende contribuir de forma positiva para educação dos estudantes através de aulas de introdução a lógica de programação e atividades para exercitar as habilidades do Pensamento Computacional, fundamentais para o processo de resolução de problemas.

Resultados

Responsáveis
Fernanda Pires
Lucas Sarmento

Afiliação
-UEA
-PROGEX

Ano Status
2019 FINALIZADO

Resumo
O presente projeto tem como objetivo promover oficinas de Game Design aplicado a Educação para professores da rede publica de ensino, na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas. O projeto pretende trabalhar o Game Design e suas implicações relacionadas ao desenvolvimento de jogos e seus benefícios para aprendizagem. Considerando a carência de formação continuada prática para os educadores no que tange o uso de ferramentas lúdicas para educadores, a Secretaria Municipal de Educação, através do seu Grupo de Tecnologias Educacionais começou a fazer trabalhos pontuais nesse sentido, e solicitou ajuda de estudantes do curso de Licenciatura em Computação nesse âmbito. Os jogos são uma parte da experiência humana que está presente em todas as culturas (Crawford, 1984) . A caracterização da aprendizagem através de rotas alternativas tem encontrado terreno fértil na ludificação de processos de aprendizagem, o que leva a discussão sobre a importância dos jogos nos processos educacionais. Capacitar professores no processe de Game design tem como objetivo promover uma formação continuada, permitindo que os mesmos trabalhem com aprendizagem ativa com os estudantes em suas escolas.

Resultados

Responsáveis
Fernanda Pires
Giovanna Melo

Afiliação
-UEA
-PROGEX

Ano Status
2018 FINALIZADO

Resumo
Este projeto visa articular uma ação conjunta entre a UEA, especificamente a Escola Superior de Tecnologia, e a Escola Estadual Professora Alice Salerno Gomes de Lima, no sentido de buscar despertar nos alunos vocação para a carreira de nível superior em Tecnologia da Informação (TI). Para tanto está planejado estruturação de uma proposta curricular que visa à capacitação do aluno, nos oito meses de projeto, de necessidades habituais e desejadas de temas relacionados à área de TI alinhados ao público alvo.

Resultados
– Artigo: Incentivos lúdicos ao desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Médio: Aprendendo a programar.

Responsáveis
Fernanda Pires
Fabio Michel
Rafaela Melo

Afiliação
-UEA
-PROTI
-LUDUS

Ano Status
2018 FINALIZADO

Resumo
O projeto visa discutir a participação feminina em STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) e incentivar o ingresso feminino em cursos de TI. Estudos que visam à inserção das mulheres na computação, através da quebra de paradigma, apontam para a influência dos fatores sociais no processo de escolha do campo profissional de atuação (Lauschner, De Freitas, Nakamura, & de Aguiar Gomes, 2016). Relatos de experiências realizados com processos de aprendizagem em computação, com meninos e meninas, indicam a inexistência de diferenças significativas entre gêneros na primeira infância, entretanto, na adolescência, quando esses jovens ingressam no Ensino Médio, nota-se a prevalência da escolha dos meninos pelos cursos de Ciências Exatas e o mesmo não ocorre entre as meninas. (Barr & Stephenson, 2011; Lauschner et al., 2016). O projeto contará com ações voltadas a discussão e inserção de meninas no universo digital de produção de conteúdo através de oficinas de introdução a programação utilizando Scratch em uma escola Pública de Manaus.

Resultados
– Evento social de com as participantes na Universidade UEA-EST.

Responsáveis
Fernanda Pires
Jean Machado
João Bernardo

Afiliação
-UEA
-PROGEX

Ano Status
2018 FINALIZADO

Resumo
O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento do Pensamento Computacional com crianças através de atividades de computação desplugada utilizando jogos e ferramentas de aprendizagem que fazem uso de M-Learning. As atividades serão desenvolvidas em escolas da rede municipal que há dois anos criaram os clubes de programação e robótica como parte integrante de seu currículo. A escolha da escola dar-se á em função da execução do Estagio Supervisionado em Computação (Estágio obrigatório do Curso de Licenciatura em computação). Essa ação já ocorre há dois anos, o projeto de extensão seria como uma formalização institucional do trabalho que a UEA já realiza junto as escolas municipais.

Resultados
– Artigo: Desenvolvendo Pensamento Computacional através de jogos: Uma análise da participação de meninos e meninas.

Responsáveis
Rosiane Freitas
João Bernardo
Fernanda Pires

Afiliação
-UEA
-PROGEX

Ano Status
2018 FINALIZADO

Resumo
O projeto prevê a conexão entre Tecnologias Sociais, Saberes Tradicionais e Tecnologias digitais com a finalidade de criar um produto digital que auxilia tanto no registro de Saberes Tradicionais, auxiliando no registro da identidade dos povos envolvidos, como garante um produto a ser utilizado em ambiente educacional, direta e indiretamente, as animações digitais.

Resultados
– Evento: Oficina de criação de material educacional Yêgatu

Responsáveis
Fernanda Pires
Jakson Protázio

Afiliação
-UFAM
-PIBITI-UFAM