Nossa Produção
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Ano Status
2017 FINALIZADOResumo
O projeto “Criação de instrumentos de Aprendizagem para educação escolar indígena” tem como objetivo a criação de um repositório de Objetos de Aprendizagem digitais interativo e off-line que possibilite armazenar materiais educacionais específicos e diferenciados para o povo Sateré Mawé. Segundo pesquisas realizadas em campo, existe uma enorme carência de materiais didáticos na língua materna, as escolas não possuem recursos didáticos que sirvam de aporte a atividade do professor, bem como todo o material para desenvolvimento das aulas é distribuído pelas secretarias de educação em Língua Portuguesa. A língua de um povo é um dos fatores preponderantes para o mantimento de sua identidade além de ser patrimônio imaterial de um povo. Por isso, os povos indígenas tem a alfabetização na língua materna como de suma importância tanto para a conquista de sua autonomia quanto para manter viva a sua cultura. Para Freire (1974), a educação é uma das maiores formas de autonomia, é justamente o que buscam os povos indígenas diante das mudanças que tem ocorrido e da dificuldades de manter as formas próprias socioculturais e principalmente educacionais face a sociedade ocidental dominante. O projeto será realizado com estudantes da turma Sateré Mawé ofertado no campus da UFAM em Parintins.Resultados
– Evento: Oficina de Scratch – 11ª Semana Pedagógica.Responsáveis
Fernanda Pires
Carlos DuarteAfiliação (add imagens)
-UFAM
-PIBITI-UFAM -
Ano Status
2019 FINALIZADOResumo
O projeto trata de uma iniciativa dividida em duas vertentes: Introduzir linguagens de programação de maneira concreta, através da produção de jogos digitais educativos e a popularização científica nas áreas da computação, por fornecer cursos de introdução à programação para a comunidade através de imersão digital e oficinas de produção de jogos. A ferramenta e os métodos fazem uso de conhecimentos nas áreas de Matemática, Física, Língua Portuguesa e, a partir dos projetos específicos, podem alcançar as mais diversas áreas do conhecimento. Este projeto está em seu quarto ano na UEA-EST e já conta com indicativos positivos. O mesmo tem se mostrado uma ferramenta para aumentar o engajamento de alguns alunos, reduzimos o número de retenções no primeiro período nas disciplinas de Introdução a programação e a UEA, até este ano, era a única instituição HOST do Scratch Day, na plataforma do MIT, em toda a região Norte do País.Resultados
–Responsáveis
Marcos Guibson
(atualmente assumido por Diego Lucena)Afiliação
-UEA
-PROGEX -
Ano Status
2018 FINALIZADORESUMO
Estas propostas de projetos de pesquisa envolvem o estudo de jogos em grafos, que constituem Problemas NP-Completos do ponto de vista de complexidade computacional. Sendo assim, a proposta é a de se realizar um levantamento de alguns jogos em tabuleiro ou grafos grid que sejam problemas NP-Completos, para os quais pretende-se refazer as provas de NP-completude, realizar modelagem teórica aplicando Teoria dos Grafos, bem como estabelecer e implementar estratégias algorítmicas para a resolução eficiente de tais jogos.Resultados
-Jogo: O Sequestro de Magrafo.
-Artigo: O Sequestro de Magrafo.Responsáveis
Fernanda Pires
William David
Luiz FabioAfiliação
-UFAM
-PIBITI-UFAM -
Ano Status
2018 FINALIZADOResumo
Estas propostas de projetos de pesquisa envolvem o estudo de jogos em grafos, que constituem Problemas NP-Completos do ponto de vista de complexidade computacional. Sendo assim, a proposta é a de se realizar um levantamento de alguns jogos em tabuleiro ou grafos grid que sejam problemas NP-Completos, para os quais pretende-se refazer as provas de NP-completude, realizar modelagem teórica aplicando Teoria dos Grafos, bem como estabelecer e implementar estratégias algorítmicas para a resolução eficiente de tais jogos.Resultados
– Jogo: As Aventuras de BiguiÓ.
– Artigo: As Aventuras de BiguiÓ: um jogo educacional sobre coberturas e caminhos de rainhas, torres e cavalos.
– Artigo: The BiguiÓ Adventure: Playing with computational complexity.Responsáveis
Douglas Melo
Fernanda PiresAfiliação
-UFAM
-PIBITI-UFAM -
Ano Status
2018 FINALIZADOResumo
O projeto trata de uma iniciativa dividida em duas vertentes: introduzir linguagens de programação de maneira concreta, através da produção de jogos digitais educativos e a popularização científica nas áreas da computação, por fornecer cursos de introdução à programação para a comunidade através de imersão digital e oficinas de produção de jogos. A ferramenta e os métodos fazem uso de conhecimentos nas áreas de Matemática, Física, Língua Portuguesa e, a partir dos projetos específicos, podem alcançar as mais diversas áreas do conhecimento. Este projeto está em seu quarto ano na UEA-EST e já conta com indicativos positivos. O mesmo tem se mostrado uma ferramenta para aumentar o engajamento de alguns alunos, reduzimos o número de retenções no primeiro período nas disciplinas de Introdução a programação e a UEA, até este ano, era a única instituição HOST do Scratch Day, na plataforma do MIT, em toda a região Norte do país.Resultados
– 5° Curso de criação de jogos com Scratch: Desenvolvendo o Pensamento Computacional.
– 5° Scratch Day.Responsáveis
Douglas Melo, Fabio Michel, Fabrizio Honda
Fernanda Pires, Guibson Silva, Jakson Protázio
Jean Machado, João Bernardo, João Queroga
Karolayne Batista, Lucas Araújo, Luiz Fabio
Rafaela Melo, William DavidAfiliação
-UEA
-PROGEX -
Ano Status
2019 FINALIZADOResumo
Tem-se observado que nos cursos de computação há uma grande dificuldade na aprendizagem de programação, assim como uma baixa motivação em relação aos conteúdos estudados, o que resulta em um elevado índice de reprovação, desistência e em um nível de conhecimento superficial sobre os assuntos abordados pelos professores. O presente projeto trata da criação de um dataset a partir de um sistema de Juiz Online. Os dados serão utilizados para extração de características de estudantes fazendo uso de técnicas e algoritmos de aprendizagem de máquina com o objetivo de detectar perfis de aprendizagem e fatores que podem influenciar na aprendizagem dos estudantes. A modelagem dos perfis pode auxiliar na tomada de decisões no que diz respeito a forma e disposição do conteúdo de aprendizagem de estrutura de dados e algoritmos.Resultados
-Artigo: Minerando dados de um Juiz online para prever a evasão de estudantes em disciplinas Introdutórias de Programação.Responsáveis
Dayvson Santos
Marcela PessoaAfiliação
-UEA
-PROGEX