Nossa Produção

RESUMO

O presente propõe o desenvolvimento de um jogo que visa desenvolver o auxílio ao desenvolvimento do pensamento computacional através da apresentação e aplicação de algoritmos computacionais na resolução de problemas. WAlgor é um jogo do estilo tower defense com mecânica similar a Plants vs Zombies e Trolls vs Vikings, cujo objetivo é defender um reino utilizando cavaleiros, seguindo estratégias lógicas. O desenvolvimento da mecânica foi baseado nos 4 pilares do pensamento computacional. O jogo foi desenvolvido para crianças a partir dos 10 anos, com aplicação recomendada tanto em um ambiente escolar como para o entretenimento de crianças, jovens e adultos.

Referência Bibliográfica

Michel, F., Pires, F., & Pessoa, M. (2019, November). WAlgor: um jogo de tower defense para o desenvolvimento do pensamento computacional e apresentação de algoritmos computacionais. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 8, No. 1, p. 514).

RESUMO

Este artigo apresenta o jogo de ação e aventura em plataforma, intitulado Gramágica. Cujo objetivo é promover o exercício do raciocínio lógico através da resolução de problemas sobre classificação silábica, que é um componente curricular de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental I. O jogo utiliza bases teóricas cognitivas, especificamente a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia e os pressupostos da aprendizagem significativa. Gramágica apresenta uma proposta da utilização dos quatro pilares do Pensamento Computacional a aprendizagem em Língua portuguesa. Testes preliminares apontaram uma boa aceitação da ferramenta bem como à algumas correções a serem realizadas.

Referência Bibliográfica

Lima, G., Macena, J., de Souza, R. L., Pires, F., & Pessoa, M. (2019, November). Gramágica: um jogo de fantasia para aprendizagem de classificação silábica. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 8, No. 1, p. 1350).

RESUMO

Este artigo descreve o processo de desenvolvimento de um jogo de estratégia 3D e tomada de decisão, para plataformas móveis, intitulado Looking for Pets, cujo objetivo é promover o desenvolvimento do raciocínio lógico e exercitar as habilidades do Pensamento Computacional através da construção de algoritmos. Os elementos e mecânica do jogo são baseados na Teoria Construcionista. Testes preliminares apontam que ele pode atuar no campo pedagógico gerando impactos substancialmente positivos para o aprendizado.

Referência Bibliográfica

Alencar, F., Pires, F., & Pessoa, M. Looking for Pets: criando algoritmos para desenvolver o Pensamento Computacional.

RESUMO

O presente artigo apresenta o processo de desenvolvimento do software educacional Sehay etiat Wemaharap desenvolvido na engine Unity 3D. O game tem como objetivo auxiliar na aprendizagem da língua indígena Sateré Mawé de forma lúdica e dinâmica, guiando o usuário a criar relações entre as palavras e objetos típicos cultura Sateré, bem como auxiliar a aprendizagem da escrita correta de palavras da língua Sateré. O software possui como fundamentação teórica a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimidia de Richard Mayer, proporcionando assim uma experiência simples e divertida com foco na aprendizagem.

Referência Bibliográfica

Pires, F., Silva, M. S., Silva, D., & Faria, I. (2019, November). Sehay etiat Wemaharap: brincando com palavras Sateré-Mawé. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 8, No. 1, p. 1357).

RESUMO

De acordo com pesquisas, o número de línguas indígenas em extinção está crescendo. Para o povo Sateré Mawé e, essa dificuldade é agravada pela ausência de ferramentas na língua materna para auxiliar na alfabetização (gramática e numérica). Neste contexto, o presente trabalho mostra o processo de desenvolvimento de um jogo mobile de estilos shooting gallery e trivia, para conhecimento e exercício da língua Sateré Mawé. O jogador, durante o percurso do jogo, resolvendo desafios de cada fase através da associação de palavras/imagens/sons, fazendo-se ativo no processo de aprendizagem.

Referência Bibliográfica

Honda, F., Pires, F., Melo, D., & Faria, I. (2019, November). Pi-Pi-Sat: um jogo para execício e aprendizagem da língua Sateré Mawé. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 8, No. 1, p. 1373).

RESUMO

O presente artigo apresenta o processo de desenvolvimento de um Serious Game educacional, intitulado FiloGame. Um jogo de aventura, estilo plataforma, desenvolvido para desktop, tendo como publico alvo estudantes do Ensino Médio. Seu principal objetivo é auxiliar na aprendizagem de conteúdos de Filosofia de forma lúdica, considerando os processos de auto regulação da aprendizagem, de modo que a ferramenta possa ser utilizada dentro e fora de sala de aula. O jogo foi desenvolvido em linguagem C\# com a Game Engine Unity 2D, o design é misto, sendo parte da arte criada pela equipe e parte composta pelo processo de composição visual.

Referência Bibliográfica

do Carmo, E. P. F., da Silva Queroga, J., Bernardo, J. R. S., & Pires, F. (2019, November). FiloGame: Um jogo para o auxilio na aprendizagem de Filosofia. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 8, No. 1, p. 1342).