Nossa Produção

Ano Status
2019 FINALIZADO

Resumo
Esse projeto tem como objetivo incentivar a participação feminina na área de STEAM, especificamente em Computação. As atividades serão promovidas através de oficinas e palestras sobre “Meninas na Computação” para comunidade em geral e para a comunidade da EST (Escola Superior de Tecnologia). Relatos de experiências realizados com processos de aprendizagem em computação, com meninos e meninas, indicam a inexistência de diferenças significativas entre gêneros na primeira infância, entretanto, na adolescência, quando esses jovens ingressam no Ensino Médio, nota-se a prevalência da escolha dos meninos pelos cursos de Ciências Exatas e o mesmo não ocorre entre as meninas. (Barr & Stephenson, 2011; Lauschner et al., 2016) . Discutir as possibilidades e desafios do ingresso nos cursos de exatas pode desmitificar alguns tabus e incentivar o ingresso de meninas em TI.

Resultados
– Artigo: Operação Lovelace: Uma abordagem lúdica de aprendizagem para introdução de aprendizagem em algoritmo.

Responsáveis
Jeniffer Macena
Marcela Pessoa

Afiliação
-UEA
-PROGEX

Ano Status
2019 FINALIZADO

Resumo
O objetivo deste trabalho é promover a inclusão digital de professores da rede pública de ensino através da criação de animações digitais e levou em consideração a carência de programas de formação continuada para educadores, bem como o panorama de sala de aula observado durante os programas de estágio obrigatórios do curso de Licenciatura em Computação da UEA que diagnosticaram a carência de conhecimentos sobre ferramentas digitais que poderiam ser utilizadas em sala de aula, de acordo com o público alvo (crianças imersas em tecnologias digitais). Essa proposta foi delineada com o intuito de promover o letramento digital desses professores, utilizando como cenário suas necessidades em sala de aula. Durante as oficinas formativas, serão trabalhados conceitos, aplicações de ferramentas digitais e suas aplicações em sala de aula. O projeto além de prover benefício aos educadores, proverá um espaço de pesquisa e compartilhamento para o estudante bolsista, que é um licenciando em Computação.

Resultados
-???

Responsáveis
Marcela Pessoa
Raquel Lais

Afiliação
-UEA
-PROGEX

Ano Status
2019 FINALIZADO

Resumo
Esse projeto tem por objetivo auxiliar o desenvolvimento do Pensamento Computacional através da promoção de oficinas de criação e aplicação de jogos. As oficinas serão compostas por jogos de lógica com o intuito de estimular as estruturas cerebrais e apresentar conceitos relacionados à área de Computação fazendo uso de atividades lúdicas sem contato com computadores ou qualquer equipamento eletrônico, conhecido na área de computação como Computação Desplugada. As atividades serão projetadas para desenvolvimento em equipe, encorajando o espírito colaborativo e a interação entre as crianças. Com os jogos e materiais lúdicos criados nas oficinas será disponibilizada uma coleção de ferramentas que poderão ser usados em outras aplicações e outras atividades.

Resultados
-???

Responsáveis
Luiz Fábio
Marcela Pessoa

Afiliação
-UEA
-PROGEX

Ano Status
2019 FINALIZADO

Resumo
Este projeto tem como objetivo possibilitar a aprendizagem de conceitos fundamentais da computação através do conhecimento da arquitetura computacional possibilitando melhor abstração dos conceitos fundamentais numa abordagem prática por intermédio de oficinas que envolvem a montagem e manutenção dos componentes de um computador. As oficinas utilizarão uma abordagem construcionista, através do desenvolvimento de objetos de aprendizagem oriundos de oficinas de hardware. Para as oficinas serão utilizados hardware para ilustrar os conceitos básicos de programação de computadores. As ações visam capacitar estudantes do Ensino Médio sobre arquitetura e programação de computadores, atraindo-os para os cursos de Computação da EST.

Resultados

Responsáveis
Jean Machado
Marcela Pessoa

Afiliação
-UEA
-PROGEX

Ano Status
2019 FINALIZADO

Resumo
O presente projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) através do processo de desenvolvimento de histórias digitais na educação infantil. A proposta é realizar oficinas, de criação de histórias animadas para a promoção do desenvolvimento das estruturas lógicas em crianças. Serão utilizadas ferramentas de programação visual que permita as crianças concretizar suas histórias através de ferramentas digitais. Além de analisar a relação de aspectos cognitivos com a construção das histórias digitais, o desenvolvimento do projeto pretende contribuir de forma positiva para educação dos estudantes através de aulas de introdução a lógica de programação e atividades para exercitar as habilidades do Pensamento Computacional, fundamentais para o processo de resolução de problemas.

Resultados

Responsáveis
Fernanda Pires
Lucas Sarmento

Afiliação
-UEA
-PROGEX

Ano Status
2019 FINALIZADO

Resumo
O presente projeto tem como objetivo promover oficinas de Game Design aplicado a Educação para professores da rede publica de ensino, na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas. O projeto pretende trabalhar o Game Design e suas implicações relacionadas ao desenvolvimento de jogos e seus benefícios para aprendizagem. Considerando a carência de formação continuada prática para os educadores no que tange o uso de ferramentas lúdicas para educadores, a Secretaria Municipal de Educação, através do seu Grupo de Tecnologias Educacionais começou a fazer trabalhos pontuais nesse sentido, e solicitou ajuda de estudantes do curso de Licenciatura em Computação nesse âmbito. Os jogos são uma parte da experiência humana que está presente em todas as culturas (Crawford, 1984) . A caracterização da aprendizagem através de rotas alternativas tem encontrado terreno fértil na ludificação de processos de aprendizagem, o que leva a discussão sobre a importância dos jogos nos processos educacionais. Capacitar professores no processe de Game design tem como objetivo promover uma formação continuada, permitindo que os mesmos trabalhem com aprendizagem ativa com os estudantes em suas escolas.

Resultados

Responsáveis
Fernanda Pires
Giovanna Melo

Afiliação
-UEA
-PROGEX