Nossa Produção
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Ano Status
2018 FINALIZADORESUMO
Estas propostas de projetos de pesquisa envolvem o estudo de jogos em grafos, que constituem Problemas NP-Completos do ponto de vista de complexidade computacional. Sendo assim, a proposta é a de se realizar um levantamento de alguns jogos em tabuleiro ou grafos grid que sejam problemas NP-Completos, para os quais pretende-se refazer as provas de NP-completude, realizar modelagem teórica aplicando Teoria dos Grafos, bem como estabelecer e implementar estratégias algorítmicas para a resolução eficiente de tais jogos.Resultados
-Jogo: O Sequestro de Magrafo.
-Artigo: O Sequestro de Magrafo.Responsáveis
Fernanda Pires
William David
Luiz FabioAfiliação
-UFAM
-PIBITI-UFAM -
Ano Status
2018 FINALIZADOResumo
Estas propostas de projetos de pesquisa envolvem o estudo de jogos em grafos, que constituem Problemas NP-Completos do ponto de vista de complexidade computacional. Sendo assim, a proposta é a de se realizar um levantamento de alguns jogos em tabuleiro ou grafos grid que sejam problemas NP-Completos, para os quais pretende-se refazer as provas de NP-completude, realizar modelagem teórica aplicando Teoria dos Grafos, bem como estabelecer e implementar estratégias algorítmicas para a resolução eficiente de tais jogos.Resultados
– Jogo: As Aventuras de BiguiÓ.
– Artigo: As Aventuras de BiguiÓ: um jogo educacional sobre coberturas e caminhos de rainhas, torres e cavalos.
– Artigo: The BiguiÓ Adventure: Playing with computational complexity.Responsáveis
Douglas Melo
Fernanda PiresAfiliação
-UFAM
-PIBITI-UFAM -
Ano Status
2018 FINALIZADOResumo
O projeto trata de uma iniciativa dividida em duas vertentes: introduzir linguagens de programação de maneira concreta, através da produção de jogos digitais educativos e a popularização científica nas áreas da computação, por fornecer cursos de introdução à programação para a comunidade através de imersão digital e oficinas de produção de jogos. A ferramenta e os métodos fazem uso de conhecimentos nas áreas de Matemática, Física, Língua Portuguesa e, a partir dos projetos específicos, podem alcançar as mais diversas áreas do conhecimento. Este projeto está em seu quarto ano na UEA-EST e já conta com indicativos positivos. O mesmo tem se mostrado uma ferramenta para aumentar o engajamento de alguns alunos, reduzimos o número de retenções no primeiro período nas disciplinas de Introdução a programação e a UEA, até este ano, era a única instituição HOST do Scratch Day, na plataforma do MIT, em toda a região Norte do país.Resultados
– 5° Curso de criação de jogos com Scratch: Desenvolvendo o Pensamento Computacional.
– 5° Scratch Day.Responsáveis
Douglas Melo, Fabio Michel, Fabrizio Honda
Fernanda Pires, Guibson Silva, Jakson Protázio
Jean Machado, João Bernardo, João Queroga
Karolayne Batista, Lucas Araújo, Luiz Fabio
Rafaela Melo, William DavidAfiliação
-UEA
-PROGEX -
Ano Status
2019 FINALIZADOResumo
Tem-se observado que nos cursos de computação há uma grande dificuldade na aprendizagem de programação, assim como uma baixa motivação em relação aos conteúdos estudados, o que resulta em um elevado índice de reprovação, desistência e em um nível de conhecimento superficial sobre os assuntos abordados pelos professores. O presente projeto trata da criação de um dataset a partir de um sistema de Juiz Online. Os dados serão utilizados para extração de características de estudantes fazendo uso de técnicas e algoritmos de aprendizagem de máquina com o objetivo de detectar perfis de aprendizagem e fatores que podem influenciar na aprendizagem dos estudantes. A modelagem dos perfis pode auxiliar na tomada de decisões no que diz respeito a forma e disposição do conteúdo de aprendizagem de estrutura de dados e algoritmos.Resultados
-Artigo: Minerando dados de um Juiz online para prever a evasão de estudantes em disciplinas Introdutórias de Programação.Responsáveis
Dayvson Santos
Marcela PessoaAfiliação
-UEA
-PROGEX -
Ano Status
2019 FINALIZADOResumo
Aprender uma linguagem de programação é tida como uma tarefa complexa. Mundialmente as taxas de reprovação nos primeiros contatos nas universidades ultrapassam os 60% em algumas situações (Beaubouef & Mason, 2005; Hawi, 2010; Júnior, Rapkiewicz, Delgado, & Xexeo, 2005; Robins, Rountree, & Rountree, 2003; Sarpong, Arthur, & Amoako, 2013) . Muitos trabalhos vêm sendo realizados com intuito de buscar alternativas à resolução do problema de retenção, muitos deles no que diz respeito a ferramentas que permitam promover o engajamento dos estudantes. Uma das alternativas suscitadas são elementos de entretenimento aliados à aprendizagem, como os jogos e processos gameficados. O presente projeto trata do desenvolvimento de uma arquitetura gameficada para aprendizagem de estrutura de dados e Algoritmos. Considerando que os jogos vêm sendo defendidos como alternativas lúdicas ao processo de aprendizagem, pelo seu potencial afetivo de gerar motivação e consequentemente, engajamento.Resultados
–Responsáveis
Fabrizio Honda
Fernanda PiresAfiliação
-UEA
-PROGEX -
Ano Status
2019 FINALIZADOResumo
O projeto será executado na Escola Superior de Tecnologia (EST) – UEA, através de oficinas e tem como finalidade introduzir os conceitos de lógica de programação de forma concreta através da criação de um sistema web. Os estudantes conhecerão os conceitos sobre desenvolvimento web, que nas grades dos cursos de computação são vistos apenas nos últimos períodos da graduação. Através das oficinas realizadas, os graduandos aprenderão a lógica de programação e frameworks que o auxiliarão para entrada no mercado de trabalho e seu desenvolvimento profissional na área. O público alvo do projeto, são estudantes dos cursos de computação da Escola Superior de Tecnologia que desejam aprender sobre a criação de sistemas web e lógica de programação, se desenvolvendo no âmbito profissional e pessoal. O projeto é inovador pelo fato de se utilizar um recurso que abrange todo o conceito de lógica para programação até conceitos como programação orientada à objetos, através de atividades em que os estudantes estarão constantemente praticando e vendo seu resultado através de produtos desenvolvidos por eles.Resultados
–Responsáveis
Fernanda Pires
Jakson ProtázioAfiliação
-UEA
-PROGEX