Nossa Produção

Ano

2018

Local

Escola Superior de Tecnologia

A quarta edição do Scratch Day, realizada pelo ThinkTEd, abriu as portas da Escola Superior de Tecnologia (EST) à comunidade, bateu record de participantes em relação as edições dos anos anteriores, além de várias parcerias celebradas para a realização do evento. As oficinas promovidas incluíam oficinas de programação, oficinas de criação de jogos, oficinas de robótica, sala de jogos retrô, oficina de Scratch Jr para crianças e uma competição de programação.

Ano

2018

Local

EMEF Prof Percilia do Nascimento Souza

O Scratch Day na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof Percilia do Nascimento Souza foi realizado com a organização do ThinkTEd, em uma parceria com a SEMED. O evento contou com oficinas de programação de jogos em Scratch. atividades desplugadas para o desenvolvimento do Pensamento Computacional, e uma palestra com a finalidade de apresentar a necessidade de aprendizagem de programação diante das habilidades necessárias ao século XXI.

Ano

2017

Local

CETI João dos Santos Braga

O Scratch Day no CETI João dos Santos Braga foi realizado em conjunto com um evento promovido pela escola, que abriu suas portas à comunidade para que juntos, participassem de atividades culturais e esportivas. O ThinkTEd realizou em um dos laboratórios um oficina de Criação de Jogos com Scratch, em que foram apresentados conceitos básicos de programação como variáveis, estruturas de repetição e condicionais e implementação de mecânicas de jogos. A atividade faz parte de um projeto de extensão em parceria com a FAPEAM.

Ano

2017

Local

Escola Superior de Tecnologia

O ThinkTEd promove a terceira edição do Scratch Day, sobre a coordenação dos professores Fernanda Pires e Almir Costa, o evento foi aberto a comunidade e envolveu os alunos de Licenciatura em Computação e Licenciatura em Informática.

Realização

Imagem aqui

Imagem aqui

Ano Status
2017 FINALIZADO

Resumo
O projeto “Criação de instrumentos de Aprendizagem para educação escolar indígena” tem como objetivo a criação de um repositório de Objetos de Aprendizagem digitais interativo e off-line que possibilite armazenar materiais educacionais específicos e diferenciados para o povo Sateré Mawé. Segundo pesquisas realizadas em campo, existe uma enorme carência de materiais didáticos na língua materna, as escolas não possuem recursos didáticos que sirvam de aporte a atividade do professor, bem como todo o material para desenvolvimento das aulas é distribuído pelas secretarias de educação em Língua Portuguesa. A língua de um povo é um dos fatores preponderantes para o mantimento de sua identidade além de ser patrimônio imaterial de um povo. Por isso, os povos indígenas tem a alfabetização na língua materna como de suma importância tanto para a conquista de sua autonomia quanto para manter viva a sua cultura. Para Freire (1974), a educação é uma das maiores formas de autonomia, é justamente o que buscam os povos indígenas diante das mudanças que tem ocorrido e da dificuldades de manter as formas próprias socioculturais e principalmente educacionais face a sociedade ocidental dominante. O projeto será realizado com estudantes da turma Sateré Mawé ofertado no campus da UFAM em Parintins.

Resultados
– Evento: Oficina de Scratch – 11ª Semana Pedagógica.

Responsáveis
Fernanda Pires
Carlos Duarte

Afiliação (add imagens)
-UFAM
-PIBITI-UFAM

Ano Status
2019 FINALIZADO

Resumo
O projeto trata de uma iniciativa dividida em duas vertentes: Introduzir linguagens de programação de maneira concreta, através da produção de jogos digitais educativos e a popularização científica nas áreas da computação, por fornecer cursos de introdução à programação para a comunidade através de imersão digital e oficinas de produção de jogos. A ferramenta e os métodos fazem uso de conhecimentos nas áreas de Matemática, Física, Língua Portuguesa e, a partir dos projetos específicos, podem alcançar as mais diversas áreas do conhecimento. Este projeto está em seu quarto ano na UEA-EST e já conta com indicativos positivos. O mesmo tem se mostrado uma ferramenta para aumentar o engajamento de alguns alunos, reduzimos o número de retenções no primeiro período nas disciplinas de Introdução a programação e a UEA, até este ano, era a única instituição HOST do Scratch Day, na plataforma do MIT, em toda a região Norte do País.

Resultados

Responsáveis
Marcos Guibson
(atualmente assumido por Diego Lucena)

Afiliação
-UEA
-PROGEX