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RESUMO

O presente artigo relata o processo de desenvolvimento do jogo educacional “As aventuras de BiguiÓ”, um game de aventura estilo dungeon, desenvolvido na engine Unity3D que tem como proposta, auxiliar na visualização e abstração de problemas computacionais complexos e no desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC), utilizando como ferramenta as estruturas de estratégia do indivíduo. Os desafios são propostos através de enigmas em que as habilidades do Pensamento Computacional são necessárias. O aplicativo é destinado a estudantes de computação, e ao publico em geral por poder auxiliar no desenvolvimento do Pensamento Computacional como um jogo de estratégia.

Referência Bibliográfica

Melo, D., Pires, F., & de Freitas, R. (2019, November). As Aventuras de BiguiÓ: um jogo educacional sobre coberturas e caminhos de rainhas, torres e cavalos. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 8, No. 1, p. 1310).

RESUMO

Este artigo apresenta o “Looking for Pets”, um jogo de estratégia que exercita tomadas de decisão e através da resolução de algoritmos. O jogo foi desenvolvido para plataformas móveis e tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento do Pensamento Computacional através de um processo lúdico para a criação de algoritmos.O jogo usa com suporte téorico da aprendizagem a Teoria Construcionista. Testes preliminares apontam que o mesmo pode agir no campo pedagógico gerando impactos positivos para aprendizagem.

Referência Bibliográfica

Alencar, L., Pessoa, M., & Pires, F. (2019, November). Looking for Pets: um jogo de estratégia para o desenvolvimento do Pensamento Computacional. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 8, No. 1, p. 1251).

RESUMO

O presente artigo trata do desenvolvimento do serious game educacional StarDust. Voltado para plataformas móveis e de gênero puzzle, o jogo é ambientado no espaço e tem como foco a aprendizagem de grafos. A abordagem implícita pretende mostrar uma visualização lúdica do problema do caminho mínimo, para estudantes da área da computação. A mecânica e gameplay de StarDust permite que seja jogado por públicos de qualquer idade, mas o desconhecimento de conceitos computacionais pode levar a classificação do jogo como casual. O jogo foi desenvolvido em linguagem C# com a engine Unity 2D e seus gráficos foram criados à partir de composição.

Referência Bibliográfica

Melo, R., Silva, D., & Pires, F. (2019, November). StarDust: um serious game para a aprendizagem implícita de grafos. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 8, No. 1, p. 1237).

RESUMO

Este artigo descreve o processo de desenvolvimento de um jogo educacional chamado “Gramágica”. É um jogo de aventura e fantasia para dispositivos Android, possui plataforma 2D e foi desenvolvido na engine Unity, que utiliza a Linguagem de Programação C#. O jogo tem como objetivo auxiliar na aprendizagem de um conteúdo da gramática portuguesa, referente à classificação silábica, presente na base curricular brasileira. “Gramágica” apresenta uma narrativa divertida, oferecendo um alternativa para auxiliar na aprendizagem e posterior melhoria no desempenho da disciplina Língua Portuguesa.

Referência Bibliográfica

Lima, G., Macena, J., de Souza, R. L., Pires, F., & Pessoa, M. (2019, November). Gramágica: um jogo de fantasia para aprendizagem de classificação silábica. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 8, No. 1, p. 1350).

RESUMO

Este artigo apresenta um protótipo de um jogo de propósito sério denominado Máquina do Curupira cujo objetivo é apresentar, de forma lúdica, o conceito de Máquina de Turing (MT), inspirado em um cenário que desperta a responsabilidade ambiental. No enredo, a personagem principal tem a missão de resgatar animais enjaulados e, para isso, precisa decifrar os códigos utilizando uma máquina de Turing. O jogo é desenvolvido seguindo uma estratégia do tipo Puzzle, para plataforma Android e com perspectiva em terceira pessoa. Ao solucionar o enigma, a jogador desenvolve o Pensamento Computacional através da criação de estratégias e algoritmos para a resolução dos problemas propostos.

Referência Bibliográfica

Pires, F., Teixeira, K., Pessoa, M., & Lima, P. (2019, July). Desenvolvendo o Pensamento Computacional através da Máquina de Turing: o enigma do Curupira. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 523-532). SBC.

RESUMO

A vida de Ada Lovelace é uma fonte de inspiração para mulheres e homens de todas as idades, por ter sido uma pessoa de mente brilhante e visionária. Seu feito maior foi ter elaborado o que é considerado o primeiro programa de computador da história. Neste artigo, é apresentada uma proposta metodológica para uso didático de um livro infantil sobre a vida de Ada Lovelace, pela proposição de um circuito de atividades desplugadas, com vistas a se trabalhar os pilares do pensamento computacional em crianças e adolescentes. Tal abordagem foi aplicada em uma oficina no LAWCC–CLEI 2018(X Congresso da Mulher Latino-americana em Computação–Conferência Latino-americana em Informática). Uma análise quali-quantitativa foi realizada, indicando a adequabilidade da atividade proposta.

Referência Bibliográfica

Bim, S., Freitas, R., Maciel, C., Lobo, M., Pessoa, L., Pires, F., … & Pereira, K. (2019, July). A vida de Ada Lovelace em um circuito de atividades desplugadas. In Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 189-193). SBC.