StarDust: um serious game para a aprendizagem implícita de grafos – ThinkTEd

StarDust: um serious game para a aprendizagem implícita de grafos

18 de agosto de 2020

RESUMO

O presente artigo trata do desenvolvimento do serious game educacional StarDust. Voltado para plataformas móveis e de gênero puzzle, o jogo é ambientado no espaço e tem como foco a aprendizagem de grafos. A abordagem implícita pretende mostrar uma visualização lúdica do problema do caminho mínimo, para estudantes da área da computação. A mecânica e gameplay de StarDust permite que seja jogado por públicos de qualquer idade, mas o desconhecimento de conceitos computacionais pode levar a classificação do jogo como casual. O jogo foi desenvolvido em linguagem C# com a engine Unity 2D e seus gráficos foram criados à partir de composição.

Referência Bibliográfica

Melo, R., Silva, D., & Pires, F. (2019, November). StarDust: um serious game para a aprendizagem implícita de grafos. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 8, No. 1, p. 1237).