Robô Euroi: Estratégias Matemáticas para desenvolver o Pensamento Computacional

18 de agosto de 2020

Evento: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação 2018 – Apps.Edu (CBIE 2018 – Apps.Edu)

Autores: Douglas Silva de Melo, Fernanda Gabriela de S. Pires, José Carlos S. Duarte Filho, Robson James dos Reis S Júnior

RESUMO

O presente artigo relata o processo de desenvolvimento do jogo educacional Robô Euroi, um game de ação e estratégia, desenvolvido na engine Construct e tem como proposta, auxiliar no desenvolvimento do pensamento computacional utilizando fundamentos Matemáticos, de forma implícita. As missões são propostas através de enigmas algorítmicos em que o conhecimento sobre operações fundamentais matemáticas e estruturas condicionais são essenciais para a resolução dos problemas. Sua construção teve como base teórica os fundamentos de Pensamento Computacional e processos cognitivos de aprendizagem fundamentados em neurociência. O aplicativo é destinado para crianças na fase de alfabetização, mas por seu caráter lúdico, é livre e recomentado para todos os públicos

Referência Bibliográfica

Melo, D., Júnior, R. J. D. R. S., Duarte, J. C., & de Sousa Pires, F. G. (2018, October). Robô Euroi: Estratégias Matemáticas para desenvolver o Pensamento Computacional. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 7, No. 1, p. 242).