Programando para criar objetos de aprendizagem de “Ondulatória”

18 de agosto de 2020

RESUMO

O presente artigo trata sobre o desenvolvimento do pensamento computacional na construção de Objetos Digitais de Aprendizagem, tendo como suporte metodológico a aprendizagem baseada em projeto (PBL) na potencialização da aprendizagem do tema fenômenos ondulatórios utilizando a ferramenta Scratch com alunos do 2º ano do Ensino Médio. No processo de desenvolvimento, os estudantes envolvidos construíram seus objetos com sucesso e as análises estatísticas apontaram resultados positivos com o aumento dos índices de desempenho e diminuição de variância no pós-teste.

Referência Bibliográfica

Franzoia, F., de Sousa Pires, F. G., Teixeira, K. B., & Lima, P. (2018, October). Programando para criar objetos de aprendizagem digitais de Ondulatória. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Informatica na Educacao-SBIE) (Vol. 29, No. 1, p. 1063).