Modelo Gameficado de Plataforma Educacional Para a Aprendizagem de Algoritmos e Estrutura de Dados

14 de dezembro de 2020

Ano Status
2019 FINALIZADO

Resumo
Aprender uma linguagem de programação é tida como uma tarefa complexa. Mundialmente as taxas de reprovação nos primeiros contatos nas universidades ultrapassam os 60% em algumas situações (Beaubouef & Mason, 2005; Hawi, 2010; Júnior, Rapkiewicz, Delgado, & Xexeo, 2005; Robins, Rountree, & Rountree, 2003; Sarpong, Arthur, & Amoako, 2013) . Muitos trabalhos vêm sendo realizados com intuito de buscar alternativas à resolução do problema de retenção, muitos deles no que diz respeito a ferramentas que permitam promover o engajamento dos estudantes. Uma das alternativas suscitadas são elementos de entretenimento aliados à aprendizagem, como os jogos e processos gameficados. O presente projeto trata do desenvolvimento de uma arquitetura gameficada para aprendizagem de estrutura de dados e Algoritmos. Considerando que os jogos vêm sendo defendidos como alternativas lúdicas ao processo de aprendizagem, pelo seu potencial afetivo de gerar motivação e consequentemente, engajamento.

Resultados

Responsáveis
Fabrizio Honda
Fernanda Pires

Afiliação
-UEA
-PROGEX