Gramágica: um jogo educativo para praticar classificação silábica através do pensamento computacional

18 de agosto de 2020

RESUMO

Este artigo apresenta o jogo de ação e aventura em plataforma, intitulado Gramágica. Cujo objetivo é promover o exercício do raciocínio lógico através da resolução de problemas sobre classificação silábica, que é um componente curricular de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental I. O jogo utiliza bases teóricas cognitivas, especificamente a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia e os pressupostos da aprendizagem significativa. Gramágica apresenta uma proposta da utilização dos quatro pilares do Pensamento Computacional a aprendizagem em Língua portuguesa. Testes preliminares apontaram uma boa aceitação da ferramenta bem como à algumas correções a serem realizadas.

Referência Bibliográfica

Lima, G., Macena, J., de Souza, R. L., Pires, F., & Pessoa, M. (2019, November). Gramágica: um jogo de fantasia para aprendizagem de classificação silábica. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 8, No. 1, p. 1350).