Game Design Para Educadores: Os Jogos Como Ferramenta de Aprendizagem – ThinkTEd

Game Design Para Educadores: Os Jogos Como Ferramenta de Aprendizagem

14 de dezembro de 2020

Ano Status
2019 FINALIZADO

Resumo
O presente projeto tem como objetivo promover oficinas de Game Design aplicado a Educação para professores da rede publica de ensino, na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas. O projeto pretende trabalhar o Game Design e suas implicações relacionadas ao desenvolvimento de jogos e seus benefícios para aprendizagem. Considerando a carência de formação continuada prática para os educadores no que tange o uso de ferramentas lúdicas para educadores, a Secretaria Municipal de Educação, através do seu Grupo de Tecnologias Educacionais começou a fazer trabalhos pontuais nesse sentido, e solicitou ajuda de estudantes do curso de Licenciatura em Computação nesse âmbito. Os jogos são uma parte da experiência humana que está presente em todas as culturas (Crawford, 1984) . A caracterização da aprendizagem através de rotas alternativas tem encontrado terreno fértil na ludificação de processos de aprendizagem, o que leva a discussão sobre a importância dos jogos nos processos educacionais. Capacitar professores no processe de Game design tem como objetivo promover uma formação continuada, permitindo que os mesmos trabalhem com aprendizagem ativa com os estudantes em suas escolas.

Resultados

Responsáveis
Fernanda Pires
Giovanna Melo

Afiliação
-UEA
-PROGEX