Desenvolvendo o Pensamento Computacional através da máquina de Turing – o enigma do Curupira

18 de agosto de 2020

RESUMO

Este artigo apresenta um protótipo de um jogo de propósito sério denominado Máquina do Curupira cujo objetivo é apresentar, de forma lúdica, o conceito de Máquina de Turing (MT), inspirado em um cenário que desperta a responsabilidade ambiental. No enredo, a personagem principal tem a missão de resgatar animais enjaulados e, para isso, precisa decifrar os códigos utilizando uma máquina de Turing. O jogo é desenvolvido seguindo uma estratégia do tipo Puzzle, para plataforma Android e com perspectiva em terceira pessoa. Ao solucionar o enigma, a jogador desenvolve o Pensamento Computacional através da criação de estratégias e algoritmos para a resolução dos problemas propostos.

Referência Bibliográfica

Pires, F., Teixeira, K., Pessoa, M., & Lima, P. (2019, July). Desenvolvendo o Pensamento Computacional através da Máquina de Turing: o enigma do Curupira. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 523-532). SBC.