Criação Objetos Digitais: Uma Proposta Multidisciplinar

14 de dezembro de 2020

Ano Status
2017 FINALIZADO

Resumo
Este é um projeto Piloto que será executado no Centro Educacional de Centro de Tempo Integral João dos Santos Braga, com alunos do Ensino Médio. O projeto tem como objetivo proporcionar uma imersão em ambientes digitais com vistas a produção de conhecimentos que geram objetivos de aprendizagens digitais. Ele será executado na forma de oficinas criativas de linguagem de programação, desenho digital, gamificação, Game Design e mais algumas que forem identificadas como necessárias após avaliação com a comunidade. As ações visam formar um grupo de alunos, que executarão as mesmas oficinas no ciclo seguinte, dessa forma, a escola poderá executar as ações, depois de certo tempo, sem a necessidade de apoios diretos da Universidade do Estado do Amazonas. O projeto surgiu do convite da escola para desenvolver ações motivadores que incentivassem o ingresso dos seus alunos no nível superior, bem como estimulasse no campo da ciência e tecnologia. O projeto tem como objetivo promover aprendizagem significativa através de jogos digitais, aumentar o engajamento dos alunos através da criação de objetos digitais, bem como realizar ações de divulgação científica, proporcionar formas de resolver alguns dos problemas de aprendizagem identificados na comunidade escolar através da inserção de ferramentas digitais a práxis docente.

Resultados
– Evento: Scratch Day – CETI.
– Artigo: Análise de desempenho de meninas e meninos durante a criação de um Clube de Programação no Ensino Médio.
– Artigo: Aprendendo a programar no Ensino Médio para criar Objetos Digitais de Aprendizagem.

Responsáveis
Fabio Michel
Fernanda Pires
João Bernardo
Rafaela Melo

Afiliação
-UEA
-PROGEX
-FAPEAM