Aprendendo a Programar Por Meio do Desenvolvimento de Jogos Utilizando o Scratch – ThinkTEd

Aprendendo a Programar Por Meio do Desenvolvimento de Jogos Utilizando o Scratch

15 de dezembro de 2020

Ano Status
2019 FINALIZADO

Resumo
O projeto trata de uma iniciativa dividida em duas vertentes: Introduzir linguagens de programação de maneira concreta, através da produção de jogos digitais educativos e a popularização científica nas áreas da computação, por fornecer cursos de introdução à programação para a comunidade através de imersão digital e oficinas de produção de jogos. A ferramenta e os métodos fazem uso de conhecimentos nas áreas de Matemática, Física, Língua Portuguesa e, a partir dos projetos específicos, podem alcançar as mais diversas áreas do conhecimento. Este projeto está em seu quarto ano na UEA-EST e já conta com indicativos positivos. O mesmo tem se mostrado uma ferramenta para aumentar o engajamento de alguns alunos, reduzimos o número de retenções no primeiro período nas disciplinas de Introdução a programação e a UEA, até este ano, era a única instituição HOST do Scratch Day, na plataforma do MIT, em toda a região Norte do País.

Resultados

Responsáveis
Marcos Guibson
(atualmente assumido por Diego Lucena)

Afiliação
-UEA
-PROGEX